mai
01
Nesse tempo de ausência, descobri algumas dicas que com certeza fará a diferença para mim na hora do desenvolvimento de um projeto de software, então resolvi compartilhar com vocês a partir de algumas perguntas:Por onde começar a análise do sistema e a modelagem do banco de dados?
O primeiro passo realmente é passar a idéia abstrata do desenvolvimento para o papel, ou para um arquivo de texto, criando um texto descritivo onde constará todo processo do negócio, ou seja, a regra de negócio. Esse texto é denominado como “mini-mundo”. Com isso, você poderá enxergar as tabelas e relacionamentos existentes para a modelagem.
Após a criação do mini-mundo, é preciso ter cuidado para criar cada tabela e cada relacionamento, formando o DER (diagrama de entidade e relacionamento) e para isso, eu costumo utilizar o bom e velho papel, onde você pode com mais facilidade apagar, recriar, rabiscar e amassar.
Depois disso, tenha em mente toda funcionalidade que o sistema precisará possuir e comece a criar “rotas” dentro do seu MER e verifique se elas são válidas, fazendo assim uma espécie de prova real para testar se seu diagrama está mesmo obedecendo aquilo o que você necessita.
Agora é necessário passar o seu rabisco para o computador, mais especificamente criar um banco de dados. Atualmente tenho usado um software chamado Enterprise Architect para criar as tabelas do banco de dados de forma visual. O mais interessante é que com ele você poderá gerar as tabelas, chaves primárias e estrangeiras, e convertê-las para um bom acervo de gerenciadores de banco de dados, como MySQL, Postgrees, SQL Server entre outros. Ele ainda conta com a vantagem de converter as tabelas em classes de entidade em outros tantos de linguagens, criar diagramas UML e muito mais. É uma excelente ferramenta para criação da documentação completa de seu projeto.
Existe alguma solução para gerenciar projetos on-line?
Descobri a alguns dias um sistema on-line produzido por um casal que havia a necessidade de gerenciar seus projetos, já que ele era desenvolvedor e ela designer.
O site chama-se ClockingIT e ele dispõem de grandes recursos para gerência de projetos, com prazos, metas e equipes. Ao criar seu grupo, você poderá ainda adicionar mais pessoas para a utilização em conjunto daquele domínio de trabalho, dando permissões e atribuindo tarefas. Possui também ferramentas com geração de gráficos e lembretes enviados via e-mail.
A grande desvantagem é ser um software on-line com código fechado e restrito a uso no servidor deles. Mas acho que pela extensão do projeto e pelo fato de que muitas empresas devem estar usufruindo deste sistema, não acho que devem fechar as portas de uma hora para outra, já que a tendência e o objetivo é crescer e se desenvolver novas ferramentas junto com as que já existem. Vale a pena conferir, visto que a produtividade em um projeto está totalmente relacionada com a organização de atividades e metas atingidas.